Coronavírus: Comcap tem quase 400 colaboradores afastados

Coronavírus: Comcap tem quase 400 colaboradores afastados

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) tem 380 funcionários afastados por pertencerem ao grupo de risco do coronavírus. São colaboradores idosos ou que possuem doenças crônicas. O número é superior a 20% dos cerca de 1,7 mil trabalhadores da autarquia responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana de Florianópolis.

— Tivemos uma decisão judicial que acabou por afastar quase 400 colaboradores da Comcap, que afeta nossa rotina. Inicialmente, afastamos cerca de 170 funcionários que faziam parte do grupo de risco. O número foi expandido por esta ação judicial, enquadrando mais pessoas. Com isso, temos 380 pessoas que não podem atuar por questões de precaução e prevenção — afirma o presidente Lucas Arruda.

Apesar da redução no quadro de funcionários, a coleta de lixo continua sendo realizada em Florianópolis. A coleta seletiva está suspensa desde o dia 19 de março, mas irá retornar em breve. A paralisação da atividade afeta as projeções da Comcap sobre o volume de reciclagem esperado para o ano. O presidente da autarquia aguarda a normalização dos serviços para retomar o processo.

— Felizmente a Comcap tem larga experiência no serviço, de qualidade indiscutível. Estamos nos ajeitando. É uma questão de gestão e estou bem amparado pelas diretorias da empresa para superarmos este momento e avançarmos. Este deve ser um ano ímpar para reciclagem em Florianópolis. Tomamos um susto por conta do coronavírus, mas iremos retornar — projeta.

Ouça a entrevista com Lucas Arruda, presidente da Comcap:

Novo presidente da Comcap, Lucas Arruda assumiu o cargo nesta segunda-feira (27). O profissional é é engenheiro sanitarista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua na prefeitura de Florianópolis desde 2017. Antes de assumir a autarquia, esteve na superintendência de Habitação e Saneamento e coordenou o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

(NSC, 27/04/2020)