23 abr Sem transporte coletivo e com novas regras, como bares e restaurantes farão retomada em Santa Catarina
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 22/04/2020)
Os bares e restaurantes representam um dos segmentos de maior volume que voltam a operar nesta quarta-feira (22) em Santa Catarina. O governo do Estado divulgou na noite de terça-feira a portaria que define as regras para funcionamento, poucas horas antes da efetividade do novo decreto que permite a operação com o atendimento ao público. Sem transporte público para o deslocamento dos funcionários e com as mudanças sanitárias exigidas, os estabelecimentos se mobilizaram para a retomada.
Através da associação que os representa, a Abrasel-SC, os bares e restaurantes marcaram um encontro online com uma representante da secretaria de Saúde para tirar dúvidas sobre as medidas publicadas na terça-feira (21). Segundo o presidente da entidade, Raphael Dabdab, os empresários do setor estão acostumados com a rigidez das regras sanitárias no país.
A grande mudança, de acordo com ele, será no layout dos ambientes por conta das novas restrições. A portaria da secretaria de Saúde prevê afastamento mínimo de distância de 1,5 m de raio entre cada cliente que estiver consumindo no local. Os clientes devem usar máscara ao entrar no estabelecimento, devendo retirar apenas no momento da refeição, colocando-a novamente após o término. Os locais disponíveis para assento deverão estar sinalizados de forma adequada para fácil identificação dos clientes, dentre outras determinações.
Como não há transporte coletivo em funcionamento no Estado, a chegada dos trabalhadores nos bares e restaurantes será outra missão dos empresários. Dabdab diz que isso será um dificultador: “é provável que a maioria dos estabelecimentos não retornem com as equipes completas, mantendo alguns funcionários no regime de suspensão de jornada de trabalho, pois se acredita que inicialmente o fluxo será menor do nível pré-quarentena, e concentrando as atividades com funcionários que não dependam de transporte coletivo”.