16 abr Reflexos da estiagem: Lagoa da Chica, no Sul da Ilha, está quase seca
A falta de chuva que acomete todo o Sul do País vai se refletindo também na paisagem. Além de todos os prejuízos inerentes a escassez de água, alguns pontos vêm chamando a atenção pelo cenário resultante da estiagem. A Lagoa da Chica, localizada no Campeche, Sul da Ilha de Santa Catarina, é um desses lugares.
O flagrante foi feito pelo repórter-fotográfico Flávio Tin que, ao ir até o local com a família, se deparou com o espaço praticamente seco.
Segundo apurado pela reportagem, desde que foi revitalizado para o uso público e coletivo é a primeira vez que apresenta a condição de seca atual.
São 4,6 hectares de extensão de uma APP (Área de Preservação Permanente) onde o ponto de água é reflexo do lençol freático já que não tem contribuição ou contato com rio ou até mesmo o oceano.
Em 2017 o espaço foi revitalizado pela prefeitura de Florianópolis e, desde então, está a disposição da comunidade que pode usufruir de um trapiche, além de uma pista de caminhada/corrida.
“Esporadicamente vou lá passear com a família, fazer uma caminhada, como não saía de casa há 30 dias com a família, fomos caminhar na lagoa para a esposa e o filho esticarem o corpo. Chegando lá percebi que está praticamente seca, o jacaré que nunca tinha visto, somente a placa, estava no único pedaço com água, nos deixando completamente surpresos com a delicada situação da lagoa”, relatou o profissional da fotografia.
(Confira a matéria completa em ND, 15/04/2020)