Pesquisa aponta que 65% dos moradores da Grande Florianópolis defendem isolamento social

Pesquisa aponta que 65% dos moradores da Grande Florianópolis defendem isolamento social

Quase 65% dos moradores da Grande Florianópolis são favoráveis à manutenção do distanciamento social como forma de contenção ao contágio do novo coronavírus. É o que mostra a pesquisa contratada pelo Grupo ND, realizada em Santa Catarina pelo Instituto Mapa e apresentada ao público na última sexta-feira (3).

Segundo os dados coletados por meio de consulta telefônica a 256 pessoas residentes na região no dia 2 de abril de 2020, 64,8% das respostas apontam para o desejo de permanência do distanciamento social.

A medida foi adotada pelo governo do Estado a partir de recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde). Já 21,5% das pessoas consultadas são contra a continuidade da medida e 13,7% não souberam responder.

Quando a pergunta é sobre como deveria-se proceder com esse distanciamento social nos próximos dias, 25% dos consultados entendem ser necessário o aumento da restrição, com medidas ainda mais rígidas. Além disso, 33,6% preferem que a condição seja mantida. No entanto, 41,4% das pessoas desejam a diminuição das medidas com flexibilizações.

Finalmente, quase metade dos entrevistados (49,2%) defende a reabertura o quanto antes das atividades econômicas a partir de critérios estabelecidos pela autoridades sanitárias. A pesquisa mostra também que 34,4% entendem que não e 16,4% não souberam responder.

(Confira a reportagem completa em ND, 06/04/2020)