03 abr Com municípios em estado crítico, Defesa Civil alerta para consumo consciente da água
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 02/04/2020)
A Defesa Civil lançou o Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, que apresenta uma radiografia sobre a situação do abastecimento de água em função da atual estiagem.
Em Santa Catarina, 27 municípios estão em estado crítico e a previsão de pouca chuva nos próximos 15 dias indicam que a situação do nível dos rios deve se agravar.
O governo do Estado está alertando para o uso consciente da água, principalmente durante a pandemia do coronavírus.
Algumas dicas para contribuir com um consumo consciente da água:
1) Evitar o desperdício
2) Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
3) Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.
4) Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.
5) Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.
6) Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
7) Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada ou nos vasos sanitários.
8) Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
9) Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.