31 mar Coronavírus: Florianópolis lidera número de casos em SC, mas pessoas ignoram regras de isolamento
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 30/03/2020)
Florianópolis é a cidade de Santa Catarina com o maior número de casos do novo coronavírus. Ao todo, a Capital catarinense soma 40 confirmações, o que representa 20% dos 197 registros no Estado. Mesmo assim, o domingo (29) teve pessoas desrespeitando as regras de isolamento com idas à Beira-Mar Norte para corrida, caminhada e pedalada, além de haver registro de banhistas na praia.
As imagens das câmeras de monitoramento da secretaria de Segurança Pública (SSP-SC) e da NSC TV mostram que o movimento na principal avenida da Capital se assemelhou a um dia normal, como se não houvesse qualquer restrição de circulação. A aglomeração, tão combatida nos tempos atuais, se formou. Até mesmo na ponte Hercílio Luz as câmeras da SSP-SC mostraram pessoas circulando. Nesta segunda-feira de manhã, novamente havia pessoas fazendo atividades físicas na Beira-Mar.
Quem opta por este tipo de atitude ignora as orientações médicas e das autoridades, além de se colocar em risco. O Ministério da Saúde afirma que atividades físicas podem ser feitas de forma isolada, sem possibilidade de aglomeração. A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), porém, diz que tem adotado a orientação de que as pessoas evitem circular.
O momento exige mudança de comportamento. A corrida, caminhada e pedalada, pura e simples, precisa ser substituída por atividades físicas diferenciadas que evitem aglomerações e priorizem a orientação para que as pessoas fiquem em casa. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse que as ações para controle da população dependem do comportamento das pessoas. Elas vão evoluir conforme for o cumprimento das medidas de isolamento.
Pelas imagens do domingo na Capital, não há cuidado com as restrições. Os números de casos registrados mostram que a atenção em Florianópolis precisa ser redobrado. Uma simples comparação ajuda a mostrar ainda mais o tamanho do problema: Joinville, que é a maior cidade do Estado, tem nove confirmações. Blumenau está com 12 casos.
Não há forma maior de alerta do que os caos confirmados na Capital e a proporção deles em relação ao resto de Santa Catarina. O período de quarentena foi ampliado no Estado. Segui-lo, como mostram as estatísticas, é fundamental. Quem puder, deve ficar em casa.