31 mar Obra do novo acesso ao Sul da Ilha será concluída até o final de abril
Aberto de forma provisória em outubro de 2019 para atender o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, o novo acesso ao Sul da Ilha deverá ser concluído totalmente até o final do mês de abril, com a entrega dos dois lotes que estão em fase final de execução. Porém, funcionalmente, a previsão é de que os motoristas já estarão utilizando o novo acesso de forma integral ainda nas duas primeiras semanas de abril.
A previsão de conclusão dos trabalhos no final de abril é do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, mas a parte funcional do novo acesso já deverá estar pronta nos próximos 15 dias. Vieira relata que, após constatar um atraso de 40 dias nas obras quando assumiu a titularidade da pasta, foi feito um “esforço muito grande” para liberar a parte funcional no final do março. “Caminhávamos para isso, mas a pandemia trouxe um prejuízo na obra de sete dias”, justificou Vieira, para o novo prazo.
O motorista que trafega pelo novo acesso consegue perceber o avanço da obra, pois o último gargalo, que era o afunilamento da pista no trecho entre a ponte sobre o Rio Tavares e o elevado da Seta, já não existe mais. As pistas estão duplicadas, separadas por cones, faltando apenas a pintura da sinalização e finalização do passeio (calçada). “Agora é que o pessoal vai sentir melhor (o benefício do novo acesso). A tendência é melhorar mesmo”, comenta Vieira, diante do término das filas diárias que eram provocadas pelo gargalo.
Além da conclusão desse trecho, a SEI (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) estuda a melhor data e horário para fazer o deslocamento do eixo de circulação, com a integração das duas pistas no trecho que sofreu adensamento com o elevado. Com a liberação do novo trecho, os motoristas não trafegarão mais em pista simples, eliminando a possibilidade de colisões frontais, como já aconteceu logo no primeiro mês de liberação do novo acesso. “Até a semana que vem quero ver se conseguimos fazer essa liberação”, avisa Vieira.
Após a liberação desse último trecho, faltarão apenas pequenos detalhes, como sinalização e finalização de passeios, além da própria manutenção de lotes já entregue. “Nós tivemos furto de alambrado no trecho do lote 1A prejudicando o processo de contenção de animais silvestres. É possível que tenhamos que recuperar esses locais”, conta.
Já a instalação da iluminação definitiva ainda não tem data para ser concluída, pois depende da realização do processo licitatório que ainda será feito pelo governo do Estado, após a conclusão definitiva do projeto orçado em R$ 7 milhões. Segundo Vieira, na próxima semana a SEI deverá finalizar a análise do projeto elaborado pela prefeitura de Florianópolis e ajustado entre Estado e município.
(Confira matéria completa em ND, 31/03/2020)