27 mar Em uma semana, volume de lixo recolhido em Florianópolis aumenta em 300 toneladas
De 18 a 25 de março, o volume de lixo produzido pelos cidadãos de Florianópolis e recolhido pela Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap) deu um salto: das regulares 520 toneladas diárias para 809 toneladas, um acréscimo de 289 mil quilos em sete dias.
Segundo o presidente da empresa, Márcio Luiz Alves, a concentração preponderante é de lixo residencial, já que a maior parte das empresas não está funcionando. O problema é que muita gente optou a orientação pelo isolamento para “limpar despensas, armários e podar árvores”, o que fez o volume de lixo aumentar significativamente. Na cidade, a coleta seletiva já está suspensa.
– Não estamos dizendo para as pessoas não fazerem o que precisam, é só pra evitar colocar o lixo pra fora. Estamos elaborando roteiros especiais, aproveitando a força de trabalho da seletiva, que está suspensa, para dar conta da demanda.
Regiões como o Norte e o Sul da Ilha têm apresentado acúmulo de lixo em frente a algumas casas, segundo os ouvintes da CBN/Diário que se manifestaram por meio do WhatsApp da emissora.
Ouça a entrevista completa:
(CBN, 26/03/2020)