Prefeitura de Florianópolis publica decreto que limita orçamento para maior investimento em saúde

Prefeitura de Florianópolis publica decreto que limita orçamento para maior investimento em saúde

Foi publicado no Diário Oficial de Florianópolis o decreto que limita o orçamento da maioria das secretarias e órgãos municipais. A ideia da prefeitura, conforme dito pelo prefeito Gean Loureiro em coletiva na quarta-feira (25), é investir mais em saúde e assistência social, por conta do novo coronavírus. O decreto número 21.363/2020 foi publicado na terça (24).

Com exceção da saúde, assistência social, segurança pública e Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), todos as demais áreas do municípios podem gastar, juntas, R$ 391.833.767 milhões até o fim de 2020, de acordo com o decreto, o que representa cerca de 30% do valor previsto na Lei Orçamentária Anual.

“Tirando a saúde, que nós estamos botando antes, a assistência social, com os programas sociais, a Secretaria de Educação, que temos que atender com o mínimo constitucional e os investimentos não podem parar, e a Comcap, que é a empresa de limpeza da cidade. Todos os demais vão reduzir”, afirmou o prefeito em coletiva na quarta.

A previsão da prefeitura é que a arrecadação diminua por causa das restrições feitas para frear o avanço da doença. A ideia do município é usar o recurso restante para as áreas consideradas prioritárias no momento.

“Esse recurso é que vai poder ampliar o atendimento à saúde, ampliar o atendimento à assistência social. A gente prevê que é necessário crescer e muito o volume de investimentos”, afirmou o prefeito na coletiva.

A prefeitura informou que, conforme haja um restabelecimento das receitas próprias previstas para 2020, o bloqueio poderá ser revisto de forma proporcional.

(G1SC, 26/03/2020)