24 mar A domicílio e ‘drive thru’: prefeito altera cartilha de vacinação em Florianópolis
“Pensem nos idosos, cuidem dos idosos, protejam os idosos!”. Foi dessa maneira que o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), finalizou uma publicação, na noite deste domingo (22), em seu perfil em uma rede social.
O chefe do Executivo, em reunião no início da noite, estabeleceu uma nova “ordem” para a cartilha de vacinação contra a gripe (H1N1). Alegando “confiança na equipe médica”, Gean alertou a semana de “pico” para o contágio do coronavírus onde, dessa forma, os idosos estão dentro do grupo de risco.
“Chegamos a conclusão que não vale a pena tirar essas pessoas da quarentena agora, mesmo que fosse para ir se vacinar em colégios, longe de unidades de saúde. Sair de casa, no atual momento, já é um risco em si, ainda mais para a faixa etária depois dos 65 anos”, justificou.
Dessa forma, nessa semana, o município vai priorizar a vacinação de toda a equipe de saúde e, em domicílio, para idosos acima de 80 anos ou com dificuldade de locomoção. Na semana seguinte será a vez dos idosos a partir dos 65 anos onde o município estipulou a vacinação “drive thru”, onde o paciente não precisa sair do carro para ser vacinado.
Gean ainda revelou, em entrevista concedida ao Grupo ND, que vai utilizar escolas municipais, unidades educacionais e eventualmente locais particulares para realizar a aplicação das doses, a partir da outra semana.
A escolha visa não “lotar” o sistema de saúde.
(Confira matéria completa em ND, 22/03/2020)