20 mar Florianópolis seleciona representante para Festival Internacional de Gastronomia na Turquia
Daniel Castro foi o chef escolhido para representar Florianópolis no 3º Festival Internacional de Gastronomia, de 10 a 13 de setembro em Gaziantep, Turquia.
Desde 2014 a capital de Santa Catarina integra o grupo das Cidades Criativas da Unesco, que tem 246 participantes no mundo em sete campos criativos. Das 36 cidades da área de gastronomia, apenas quatro são do Brasil.
A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, ressalta a importância do intercâmbio de experiências que valorizam a fusão da gastronomia ancestral com a contemporânea. “Hoje as cidades têm compromisso com a sustentabilidade, que envolve o cuidado com o alimento e com o uso de ingredientes produzidos em propriedades familiares na própria região”, lembra.
“Este evento é relevante para que possamos mostrar a cultura e a gastronomia local, além de ampliar a relação com as outras cidades criativas”, diz a secretária da FloripAmanhã, Márcia Teschner, que também participará do evento. Na avaliação dela, a vocação da cidade para inovação tecnológica e indústrias limpas foi um diferencial para sua inclusão pelo organismo cultural das Nações Unidas na lista de referências globais em criatividade.
Formado em 2017 pelo IFSC como técnico em gastronomia, Daniel Chissini de Castro representou Florianópolis no simpósito da Unesco sobre o tema em Pukhet, Tailândia. O chef fez estágio na Espanha em um restaurante estrelado pelo Guia Michelin e participou da quinta temporada do reality show The Taste Brasil, da GNT. Ele foi eleito por chefs e proprietários de restaurantes que participam da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, em disputa com duas chefs também de alto nível: Carolina Baracuhy e Janete Borges.
“Fico bem feliz com a oportunidade de representar a cidade e pretendo fazer bonito”, diz Daniel. Ele aguarda informações dos organizadores para planejar melhor o prato a ser apresentado, mas gosta da ideia de peixe cozido no feijão. “Cozinha não é só a comida, é também a cultura que envolve o alimento”, comenta. “Em Florianópolis temos muitos chefs ótimos e a evolução da nossa gastronomia está se dando muito pela troca de conhecimentos com profissionais de outros países”.
A analista de projetos no Senac/SC e gestora do Observatório da Gastronomia, Nathália Bernardinetti, destaca a importância da inserção de produtos e produtores locais nos cardápios da cidade: “Pelo viés da biodiversidade, você gradativamente apresenta aos seus clientes os produtos sazonais, respeitando ciclos naturais, além de comprar produtos com preços melhores e na melhor fase de cada um”, diz. “É possível observar isso em diversos estabelecimentos, eventos e nos cardápios de chefs autônomos e autônomas”.
Florianópolis e a Rede Mundial de Cidades Criativas no Brasil e no mundo
Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que atualmente é composto por 246 membros, abrangendo sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Artes Midiáticas. A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.
O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. No Brasil, além de Florianópolis, também estão no campo criativo da gastronomia Belém, Belo Horizonte e Paraty (RJ). Na área de design estão Brasília Curitiba e Fortaleza. Salvador representa o país em Música, Santos (SP) em Cinema e João Pessoa em Artesanato e Artes Folclóricas.
A Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia também é composta pelas cidades de Overstrand Hermanus (África do Sul), Bendigo (Austrália), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Yangzhou, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Portoviejo (Equador), Rasht (Irã), Alba, Bergamo e Parma (Itália), Hyderabad (Índia), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada e Mérida (México), Bergen (Noruega), Arequipa (Paraguai), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia) e Hatay, Afyonkarahisar e Gaziantep (Turquia).
Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:
– Associação FloripAmanhã
– Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC,
– Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC,
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC,
– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC,
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis,
– Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC,
– Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO,
– Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC,
– Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL,
– Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,
– Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau,
– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS,
– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC