05 mar Obras do trapiche do João Paulo, em Florianópolis, serão retomadas na segunda
s 87 pescadores do bairro João Paulo, em Florianópolis, sonham com a conclusão da obra de construção do trapiche que já virou uma novela. Iniciada em 26 de setembro de 2017, com prazo de conclusão para o final de julho de 2018, a obra deverá ser retomada na próxima segunda-feira (9) após ser paralisada no segundo semestre de 2019, mas sem um prazo estimado de conclusão.
A ideia inicial da Prefeitura de Florianópolis era entregar a obra no próximo dia 23 de março como mais um presente de aniversário da cidade, mas os trabalhos foram paralisados no final do ano passado após a empresa responsável enfrentar problemas financeiros. Quem chega ao local se depara com uma estrutura em concreto incompleta e uma balsa atracada no lodo que tomou conta de toda a orla do bairro João Paulo.
O trapiche vai propiciar que os pescadores possam utilizar os barcos sem risco de encalhe no lodo. Além disso, com a estrutura completa, os pescadores conseguirão retirar os pescados com mais facilidade das embarcações. O projeto prevê um trapiche de 210 metros de extensão, com 3,75 metros de largura e dois metros de altura, porém ainda falta concretar cerca de 50 metros de contrapiso, na parte de acesso exclusivo aos pescadores.
O projeto ainda prevê a instalação deuma ponte pênsil de base estrutural metálica e de um deck de madeira de 10 metros de extensão que fará ligação à “linha flutuante”, o equipamento que vai acompanhar o movimento da maré e que facilitará o embarque e desembarque de pessoas e a carga e descarga dos produtos relativos à pesca. A Iluminação também não foi instalada, assim como a ligação de água. Por enquanto, com o trapiche incompleto, poucos pescadores conseguem trabalhar.
(Confira matéria completa em ND, 05/03/2020)