Créditos antigos não devem valer na volta da Zona Azul em Florianópolis

Créditos antigos não devem valer na volta da Zona Azul em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 04/03/2020)

O novo sistema de estacionamento rotativo Zona Azul deve começar a operar em Florianópolis em 15 dias. A afirmação é do secretário de mobilidade, Michel Mittmann. Segundo ele, entre quarta (4) e hoje (5) a contratação emergencial deve estar publicada no diário oficial da prefeitura. Entretanto, os motoristas que ainda possuem créditos de horas para estacionar dificilmente poderão usá-los nesse início de operação.

— Essa situação está judicializada. A empresa que operava a Zona Azul se apropriou destes recursos e não repassou à prefeitura. A procuradoria do município está trabalhando nisso em busca de uma solução — explicou Mittmann.

Como trata-se de um contrato emergencial, não haverá parquímetro. A explicação é que não pagaria o custo da operação que deve durar até o contrato definitivo, aí sim, através de edital com concorrência. Estima-se que a Zona Azul tinha, até setembro de 2019, quando o contrato foi rompido, cerca de 4500 vagas.

— Na quarta  nós finalizamos o procedimento emergencial. Em 15 dias a empresa deve começar a operar — explicou o secretário.

Foram 11 empresas que apresentaram proposta. Destas, ficaram cinco e , por fim, uma foi contratada com dispensa de licitação. Serão 2400 vagas. Todas elas na área central.

— Vamos priorizar as áreas quentes de impacto no trânsito — diz Mittmann.

Desde o encerramento de contrato com a empresa Dom Parking, em setembro de 2019, controladores de fluxo apontaram aumento de 15% de veículos que entram na Ilha de Santa Catarina diariamente.

Acompanhe a entrevista com o secretário de mobilidade de Florianópolis, Michel Mittmann: