Lixo tira suntuosidade do TAC

Lixo tira suntuosidade do TAC

A Comcap, responsável pela limpeza urbana de Florianópolis, está instalando um ponto de coleta do lixo reciclável no estacionamento ao lado do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro da Capital. O prédio, um dos mais importantes do patrimônio histórico da Capital, foi inaugurado em 1875. O teatro pertence ao Estado, mas o estacionamento ao lado é da prefeitura.

O pequeno muro que delimita o ponto de transbordo já foi construído com uma roseira no contorno para embelezar o ambiente. Será um ponto de transbordo para o caminhão da Comcap estacionar e recolher o material reciclável coletado no Centro. Haverão outros quatro pontos de recolhimento.

Serão estabelecidos horários para que o caminhão da Comcap passe nos pontos. O diretor da Comcap, Irineu Theiss, garantiu que as áreas no Centro não serão depósitos de lixo, mas locais de recolhimento para o caminhão estacionar.

O diretor geral da Fundação Catarinense de Cultura, órgão responsável pelo TAC, preferiu não polemizar o assunto ontem. Ele lembra que a responsabilidade da análise legal de obras no entorno ao patrimônio histórico é da Comcap e da Associação Florianopolitana de Voluntários (Aflov).

O setor de Patrimônio Histórico da Fundação disse que não foi informado oficialmente do fato.
(Hermes Lorenzon, DC, 19/01/2007)