17 fev Geração de energia fotovoltaica: energia sustentável e economia
Da Coluna de Mário Motta (NSC, 15/02/2020)
O Empresas e Negócios deste sábado (15) falou de energia sustentável. A convidada foi a Arsol, empresa que representa em Santa Catarina a Força Solar, uma das pioneiras no setor de sistemas de geração de energia fotovoltaica no Brasil.
Além de diminuir o consumo vindo das concessionárias de energia, gerando desconto na fatura mensal, a energia fotovoltaica permite que o consumidor tenha uma compensação em “créditos” ao ofertar a energia que sobra durante os meses de maior índice solar.
— Você consegue cerca de 95% de desconto em sua fatura. E aquilo que você produz no meses com índice solar maior, gera um crédito e desconta nas próximas faturas — comentou o administrador da Arsol, Rafael Esteves.
A energia fotovoltaica no Brasil ainda é pouco utilizada se comparado ao total produzido, mas é um mercado em expansão, como comentou o responsável pela área técnica da Arsol, Leonardo Moreira.
— Em relação ao mercado fotovoltaico, até 2019 1,2% da energia do Brasil era gerada por essa energia limpa e sustentável. Nós atendemos desde o pequeno consumidor, até o grande.