06 fev Floripa Se Liga Na Rede ultrapassa as 300 inspeções no Centro de Florianópolis
Começando o terceiro mês de atuação no Centro de Florianópolis, com foco na região da Beira-Mar Norte, o Floripa Se Liga Na Rede já ultrapassou, no bairro, a marca de 300 inspeções.
Ao todo, de 26/11 até a primeira semana de fevereiro, foram 303 imóveis inspecionados — entre edifícios residenciais e comerciais de grande porte, hotéis, escolas, restaurantes, casas. Outros 818 já receberam comunicado para agendar a inspeção do programa.
Os números são expressivos porque o Se Liga Na Rede realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Assim, a depender do porte do edifício, os pontos testados — pias, tanques, ralos, vasos sanitários — podem ultrapassar a centena, com a vistoria tomando um dia todo da equipe técnica do programa.
É um trabalho metódico que está constatando volume considerável de irregularidades nas proximidades da Beira-Mar Norte: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, água pluvial conectada à rede de esgoto, entre outras inadequações.
Hoje, mais de 90% dos imóveis da região apresentam algum tipo de problema relacionado a esgoto. A taxa tende a diminuir com o tempo: alguns moradores já realizaram as obras de adequação dentro do prazo e estão agendando retorno do Se Liga para comprovar que agora estão regulares.
Assim, cumpre-se o objetivo principal do programa: não apenas fazer o diagnóstico do bairro, mas alertar o morador sobre a dimensão do problema causado pelo esgoto irregular e lhe dar a oportunidade para regularizar, com prazo e orientação técnica gratuita, as ligações sanitárias do seu imóvel.
Para saber mais, acesse o site do Se Liga Na Rede: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/seliganarede/.
(PMF, 05/02/2020)