03 fev Vem aí a segunda edição do Salto: Aceleradora de MEIs em Florianópolis
Depois de apoiar mais de 100 microempreendedores na primeira edição, realizada no semestre passado, está confirmada a segunda edição do programa Salto: Aceleradora de MEIs. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Florianópolis em parceria com o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae de Santa Catarina.
As datas de inscrição e dos encontros serão divulgadas em breve, e os interessados deverão se cadastrar e inscrever pelo site www.saltoaceleradora.com. A iniciativa é gratuita, e é uma ótima oportunidade para microempreendedores que querem melhorar seu negócio e aumentar sua renda.
No programa, durante 10 semanas, em encontros semanais, os microempreendedores participantes recebem mentoria de profissionais e facilitadores. O Salto tem foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal, e combina componentes de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios. Os encontros acontecem no Sebrae, Avenida Rio Branco, 611, no Centro de Florianópolis.
Roberta de Souza foi uma das mais de 70 mulheres que integraram a primeira edição do projeto, e valorizou a experiência ao máximo: “O Salto não acrescentou somente em meu negócio, mas também no meu particular. Me desprendeu de algumas convicções equivocadas que tinha sobre empreender, me ajudou a enxergar melhor o meu negócio e o meu potencial como empreendedora.”
Resultados e impacto
O Salto: Acelerador de MEIs também contribui no aumento da regularização dos microempreendedores de Florianópolis. No início do programa, 30% dos participantes não eram formalizados, e ao final, o número caiu para 18%.
Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro destaca um dos impactos do projeto: “A primeira edição do programa em Florianópolis foi um sucesso. Queremos continuar descobrindo novos empreendedores, que além de ganharem financeiramente, contribuem com a vida de outras pessoas e com desenvolvimento sustentável da nossa cidade.”
O impacto do Salto: Aceleradora de MEIs não foi apenas na profissionalização dos participantes, mas também na economia da cidade. Na última edição, 96% dos MEIs consideraram que o Salto foi essencial para aumentar sua motivação e comprometimento como empreendedores, e 36% dos participantes tiveram aumento no número de clientes. Em boa parte dos casos, o número de clientes mais que dobrou.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis, Thiago Chaves, também comemora a continuidade do programa: “Estamos animados para a segunda edição. Saímos muito contentes com o resultado do ano passado, que mostrou que a gente está no caminho certo para se tornar uma cidade cada vez mais empreendedora, mais capacitada e com mais oportunidades de emprego”.
Microempreendedores que tiverem dúvidas sobre o processo podem contar com a ajuda da Prefeitura de Florianópolis no balcão do MEI, no box 48 do Mercado Público de Florianópolis.
(DeOlhoNaIlha, 31/01/2020)