31 jan Estado de Santa Catarina cria o Manual da Ponte Hercílio Luz
Para garantir a preservação de um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, a secretaria estadual de Infraestrutura e Mobilidade divulgou um manual de normas de uso da Ponte Hercílio Luz. As regras visam esclarecer a população sobre a forma que a nova estrutura será integrada a rotina da cidade, como elemento turístico e de mobilidade.
Tombada em nível municipal, estadual e federal, a ponte passou a ser usada pela população a partir de 30 de dezembro, e está sendo aberta de forma gradativa para o transporte coletivo municipal, além de veículos oficiais e de emergência. De acordo com o secretário Carlos Hassler, o equipamento é estadual. “Tudo que acontece sobre a ponte é uma atribuição do Estado. Já no entorno, as vias são municipais”, esclarece.
Ciclistas e pedestres
Apesar da atribuição estadual, Hassler destaca que “o uso da ponte está sendo discutido em parceria” com a Prefeitura de Florianópolis para garantir a melhor utilização da estrutura em benefício da população. O secretário também ressalta que o manual divulgado poderá ser alterado até a conclusão total das obras, marcado para março. “O governador (Carlos Moisés) teve a boa ideia de abrir para o público antes da inauguração e estamos na fase de experimentação. Esse é o momento, inclusive, de errar”, afirmou.
Uma das situações que pode ser analisada é o compartilhamento das passarelas por ciclistas e pedestres, afinal quem caminha sobre a ponte teme ser atingido por algum ciclista. Por esse motivo, a prefeitura tem recomendado que o desembarque dos ciclistas das bicicletas para fazer a travessia da ponte. A solução poderia ser destinar uma das passarelas para uso exclusivo de pedestres e outra para os ciclistas, mas Hassler lembra que a largura das passarelas foi projetada para uso compartilhado.
(Leia matéria completa em ND, 31/01/2020)