Marina: vitória da Cidade

Marina: vitória da Cidade

Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 23/01/2020)

A aprovação unânime do Tribunal de Contas do Estado do pedido de reconsideração do prefeito e consequente continuidade do processo licitatório para construção do Parque Urbano Marina da Beira Mar Norte representa mais um golaço do prefeito Gean Loureiro, um gesto de compreensão dos conselheiros com a importância do empreendimento e uma indiscutível vitória para a população de Florianópolis.

O Pleno do TCE mostrou-se sensível as explicações, documentos e dados do prefeito e de seus técnicos com a relevância da concorrência e, sobretudo, do novo empreendimento turístico da Capital, tão carente de equipamentos náuticos e marítimos. Fez bem Gean Loureiro em comparecer nas duas sessões do Tribunal e pedir a palavra para agradecer os conselheiros e os técnicos da Corte por liberarem o edital de licitação.

Com seu empenho, trabalho e visão moderna de planejamento e administração, o prefeito está quebrando paradigmas e eliminando verdadeiras caveiras de burro que emperram o desenvolvimento sustentável da Capital Catarinense. Algumas das iniciativas do prefeito revelam uma mudança histórica. Florianópolis deixa de ser “a cidade do nada pode” para a Capital do “é possível e recomendável”.

Agora, é aguardar as propostas, examiná-las com todo rigor, submetê-las ao Tribunal de Contas e, se tudo estiver de acordo com a legislação e for benéfica para os moradores e o desenvolvimento turístico da Ilha e de Santa Catarina, que seja logo construída a tão sonhada marina.

Quem tiver dúvidas sobre o caráter inadiável e a aspiração coletiva deste projeto que dê uma passada no trapiche de Canasvieiras. Ali se concentra todos os dias o maior número de visitantes nacionais e estrangeiros, enfileirados, debaixo de sol com altas temperaturas, embarcando em uma das 16 escunas, para passeios turísticos na Baia Norte.

Oferecem um agradável dia de lazer, a oportunidade de desfrute das belezas naturais, visita as fortalezas históricas, passagem pela Baia dos Golfinhos, contatos com as Ilhas do Arvoredo e do Argentino e refeições nos restaurantes da orla. Tudo movimentando a economia e gerando empregos, sem qualquer dano ao meio ambiente e, muito ao contrário, consolidando consciência ecológica sobre a importância da preservação.

Esperanças que se renovam. Que venha a Marina da Beira Mar Norte e depois a Marina da Ponta do Coral, esta com a execução do esplêndido projeto incorporando um hotel e um gigantesco espaço ajardinado, com equipamentos de uso público, tudo custeado pela iniciativa privada.