Observatório Social de Florianópolis completa 10 anos de luta pela boa aplicação do dinheiro público

Observatório Social de Florianópolis completa 10 anos de luta pela boa aplicação do dinheiro público

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 17/12/2019)

O Observatório Social de Florianópolis completou na terça-feira (17) dez anos. Trata-se de uma organização que reúne voluntários de diversas áreas para fiscalizar a boa aplicação de recursos públicos. São contadores, servidores, advogados e executivos, entre outras profissões, que fiscalizam contratos, editais e cobram cada vez mais transparência na administração pública.

A intenção é fazer, sempre, uma atuação preventiva, alertando o setor público de editais supostamente direcionados ou mal feitos, contratos abusivos e desperdício de dinheiro público. Em caso do poder público não atender às orientações e alertas do O.S., os voluntários denunciam o caso para a sociedade, Tribunal de Contas e até ao judiciário.

Mecanismo crucial para o Brasil , os observatórios sociais precisam ser ampliados e fortalecidos. Onde temos Observatório Social independente e atuante, temos a melhor aplicação do recurso público, até porque os órgãos oficiais de controle não dão conta de fiscalizar todos os contratos. O presidente do Observatório Social da capital, Roberto Zardo, entretanto, diz que não é possível mensurar o quanto a instituição gerou de economia aos cofres públicos:

– É difícil falar em números até porque o nosso trabalho é muito preventivo. Por exemplo, atuamos auxiliando a prefeitura na construção do edital do projeto do Parque Urbano e Marina Beira-mar. Nós promovemos um evento junto com a Controladoria-Geral da União e apresentamos 100 pontos de risco no projeto da marina. Junto com o TCE, que apresentou outros 80 pontos, são 180 pontos de risco do projeto que a prefeitura recebeu e limpou do edital para evitar problemas- explica Zardo.

Hoje à noite, na Acate Downtown , terá a prestação de contas da instituição em 2019.

Lançamento

O presidente do Observatório Social de Florianópolis, Roberto Zardo, lança o livro RefleAções e Contrapontos (Carbo Editora). A obra combina provérbios universais e manezinhos para compartilhar suas experiências pessoais e corporativas, com fotografias de Evandro Badin e prefácio de Luiz Seabra, copresidente do Conselho de Administração da Natura. O lançamento é às 19h, na ACATE Downtown, e Zardo traz em seu livro impressões de 40 anos atuando como executivo de grandes corporações e também inúmeros trabalhos voluntários.