17 dez Prefeitura define ações imediatas para melhorar a mobilidade em Florianópolis
Diante da paralisia no trânsito da Capital registrada na última semana, a Prefeitura de Florianópolis pretende anunciar na próxima quinta-feira (19) medidas de curto prazo e impacto imediato na mobilidade do sistema viário da cidade. Algumas das ações, como a contratação de agentes de trânsito e de um segundo guincho, foram antecipadas pelo próprio prefeito Gean Loureiro na última sexta-feira (13).
As ações a ser anunciadas ainda serão discutidas hoje pela secretaria de Transportes e Mobilidade em reunião com representantes de órgãos do município que atuam diretamente no trânsito, como a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) e a Diope (Diretoria de Operações Viárias). No encontro, deverão ser apresentadas sugestões para melhoria da mobilidade, principalmente, na temporada, quando o movimento de veículos aumenta consideravelmente na Capital.
Uma primeira reunião foi realizada ainda no final da noite de quinta-feira, após o “caos” verificado no trânsito com a quebra de microônibus na SC-401, na altura do bairro João Paulo. Na ocasião, Loureiro determinou total prioridade para o trânsito das ações da GMF, como a realização da Onda Azul.
Inicialmente realizada apenas durante os horários de pico, a medida que consiste em garantir a passagem livre de veículos na avenida Beira Mar Norte no sentido Bairro-Centro, nos cruzamentos com a Avenida Mauro Ramos e da praça Professor Seixas Neto, passou a ser adotada durante todo o dia, enquanto houver movimento intenso na Avenida Beira-Mar Norte, a principal via da Ilha.
Algumas intervenções também deverão ser anunciadas, como o fechamento de acessos a vias principais em horários de pico, como na Avenida Madre Benvenuta, via de acesso alternativa acessada por motoristas que se deslocam para as regiões Leste e Norte da Ilha. Outra ação que deverá ser desenvolvida nos próximos dias é a revisão das lombadas.
(Confira matéria completa em ND, 17/12/2019)