16 dez Santa Catarina lança programa pela agricultura consciente
O programa Santa Catarina Consciente busca incentivar o uso mais racional e menos nocivo de defensivos agrícolas, por meio de orientações técnicas e pesquisa. Em entrevista ao Empresas e Negócios deste sábado (14/12), o secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouveia, explicou que a orientação técnica aos agricultores e a pesquisa são pilares dessa iniciativa.
— Temos uma demanda de mundo diferente hoje. Anos atrás buscamos a tecnificação da agricultura e o uso de implementos agrícolas e químicos. O governador, atento à realidade, pediu que focássemos em um programa de migração para uma produção mais adequada ao momento.
Isso não significa, no entanto, adotar apenas a produção orgânica, o que economicamente é inviável. A ideia é usar insumos de maneira cada vez menor e menos perigosa.
— Se pensar só no orgânico não vamos conseguir atender à produção de escala. O Santa Catarina Agroconsciente vem trazer essa migração, de poder usar o defensivo agrícola, mas saber qual o momento, com a menor toxidade.
O Estado também incentiva a logística reversa, para evitar que embalagens de defensivos fiquem na propriedade, em vez de voltar ao fabricante.
Ouça a íntegra da entrevista do secretário Ricardo Gouveia a Mário Motta:
(NSC, 14/12/2019)