13 dez Um novo estado para o turismo
Artigo de Raphael Dabdab
Presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em SC
Temos um estado renovado para a temporada 2019/2020. Apesar de muitos anos sem novidades em infraestrutura turística, podemos, sim, comemorar. Nosso maior símbolo – a ponte Hercílio Luz – será entregue no próximo dia 30 de dezembro. O novo aeroporto internacional da Capital tem nível internacional e não é somente um terminal, mas um local de destino – com o Boulevard 14/32 oferecendo gastronomia, entretenimento e lazer ao sul da Ilha de Santa Catarina.
A praia de Canasvieiras, uma das nossas mais atrativas, terá sua faixa de areia alargada logo no início da temporada. Também destacamos uma verdadeira Florianópolis em miniatura – a Mini Floripa, um recém-inaugurado museu, às margens da SC-401. O histórico Largo da Alfândega, ao lado do revitalizado Mercado Público, também terá sua restauração concluída em breve, tornando-se visita obrigatória dos turistas.
Importantes projetos darão continuidade a esta renovação. Em Garopaba, teremos a Surfland – uma piscina de ondas do tamanho de 20 piscinas olímpicas – em um complexo com diversas opções de gastronomia e lazer, previsto inaugurar em 2022. No norte, dois outlets na BR-101, a Big Wheel – uma das maiores rodas-gigantes da América Latina, com 65 metros de altura, prevista para inaugurar no segundo semestre de 2021, em Balneário Camboriú – além do Oceanic Aquarium, na mesma cidade – este previsto já para esta temporada.
Tudo isso não seria possível sem nos inspirarmos em exemplos que deram certo, principalmente no exterior. Diante disso, ressalto a importância das missões empresariais, envolvendo iniciativa privada e poder público para estudar, in loco, cases de excelência. As parcerias público-privadas estão aí para tirar o ônus do estado e alavancar nossas potencialidades – nosso aeroporto é um já clássico exemplo.
As missões organizadas anualmente pela Abrasel, há 15 anos, à National Restaurant Association – o NRA Show – em Chicago, ao trazer tendências e inovações tecnológicas, contribuíram muito para o desenvolvimento da nossa gastronomia. Como um país jovem, ainda temos muito a ser desenvolvido, em todas as áreas. Que tenhamos mais e mais missões técnicas.
(ND, 12/12/2019)