12 dez Obras do Sistema de Esgotos Ingleses-Santinho são concentradas na Estação de Tratamento
Com a proximidade das festas de final de ano, período em que a população de Ingleses e Santinho praticamente triplica, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário serão concentradas em atividades que não comprometam o trânsito da região.
Todos os trabalhos de instalação de rede coletora na Estrada Dário Manoel Cardoso (no Sítio de Baixo), inclusive as executadas no período noturno, serão concluídas até o dia 20 de dezembro, deixando a via liberada. Até lá, as equipes trabalham na instalação das tubulações durante o dia e à noite, na execução das Estações Elevatórias 01 (Rua Recanto do Sol) e R3 (Rua das Gaivotas), em interligações e na recuperação de pavimentação e calçadas.
Em janeiro, os trabalhos serão concentrados na implantação da ETE e em obras de instalação de rede em ruas mais largas e afastadas do movimento de veículos e pessoas. Também seguirão os trabalhos de conclusão das Estações Elevatórias (EEs). Este sistema de trabalho prossegue até passar o Carnaval, quando o ritmo de vida dos bairros volta ao normal.
O projeto SES Ingleses-Santinho
Com mais de 50,5 Km de rede coletora de esgoto já instalados (o que corresponde a cerca de 75% do total previsto no projeto), a obra do SES Ingleses-Santinho é viabilizada a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis e demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
O projeto compreende mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de oito estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário.
Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, que ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser providenciadas.
(CASAN, 11/12/2019)