Comissão aprova na Alesc projeto que proíbe pedágios ambientais em Santa Catarina

Comissão aprova na Alesc projeto que proíbe pedágios ambientais em Santa Catarina

Da Coluna de Dagmara Spautz (NSC, 10/12/2019)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta terça-feira (10), o voto do relator, deputado João Amim (PP), favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende proibir a instituição de pedágios ambientais pelos municípios no Estado. O projeto é do deputado Ivan Naatz (PV).

A sessão foi marcada por protestos contra e a favor dos pedágios ambientais. O grande número de manifestantes levou à transferência da reunião para o plenário da Alesc, para que houvesse espaço para todos.

A votação havia sido adiada em novembro, por um pedido de vista da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), e dos deputados Maurício Eskudlark (PL) e Fabiano da Luz (PT).

Nesta terça, Paulinha apresentou posição contrária ao projeto e fez um requerimento para que a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) fosse ouvida a respeito das Taxas de Preservação Ambiental (TPAs). O pedido foi negado pelos demais membros da comissão, que entendem que a discussão com a Fecam pode ser levada adiante por outras comissões do Legislativo, onde a PEC ainda deve tramitar.

Com a decisão, o projeto segue para a Comissão de Finanças e Tributação e, na sequência, para a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, onde deve passar por audiências públicas. O próximo passo será a votação em plenário.