Governo de SC lança laboratório dentro da Acate

Governo de SC lança laboratório dentro da Acate

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 02/12/2019)

Uma equipe da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) vai atuar dentro da sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis. Mas não será com o foco em segurança ou proteção do local: os policiais estarão concentrados em projetos de inovação da corporação dentro do laboratório Nidus, lançado oficialmente nesta segunda-feira junto com o Programa de Inovação Aberta do governo do Estado, sob coordenação da secretaria de Administração.

Três PMs vão ficar diariamente no espaço com olhar para projetos divididos em públicos interno, externo e operacional, conforme o comandante-geral da PM-SC, coronel Araújo Gomes. As ações a serem desenvolvidas serão totalmente novas, sem relação com os trabalhos em andamento.

A ideia do governo é expandir as ações do Nidus com a abrangência para outras secretarias dentro da parceria com a Acate. O projeto permite, segundo o governador Carlos Moisés da Silva, também englobar os outros poderes como TCE, Alesc e TJ-SC.

Presidente da Acate, Daniel Leipnitz elogiou a medida do governo, mas alertou para a necessidade de celeridade nos processos de inovação sob risco de atraso em relação ao que se desenvolve em outros lugares do mundo. Em seu discurso, Leipnitz destacou que inovar passa por estar na ruas e detectar qual é o problema das pessoas, o que atinge o dia a dia.

EDUtec

Outro projeto lançado nesta segunda-feira na Acate foi o EDUtec, que terá cursos gratuitos de tecnologia e inovação para os estudantes catarinenses. A partir 2020 serão 500 vagas destinadas aos alunos do ensino médio ou recém-formados na rede estadual de ensino. Cada uma das 15 regiões de SC onde há Centros de Inovação vai ter 30 vagas, segundo a secretaria.