27 nov Ponte Hercílio Luz vai ganhar 13 câmeras de monitoramento e policiamento
Policiamento e instalação de 13 câmeras na Ponte Hercílio Luz são ações previstas para a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, que será reaberta ao público e ao trânsito no dia 30 de dezembro. Outras medidas foram debatidas na tarde desta terça-feira, 26, entre representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
As ações de segurança são para a reabertura da estrutura e para uma série de eventos artísticos e culturais do projeto Viva a Ponte, que vão até o dia 5 de janeiro. Por isso, irão envolver PM, Bombeiros Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP), com serviços para atender a moradores e turistas que passarem pelo local e arredores.
Uma nova reunião ficou marcada para o dia 3 de dezembro, envolvendo agentes de segurança pública do estado, Casa Militar, Secretaria da Infraestrutura, Prefeitura de Florianópolis e Guarda Municipal. A reunião será no auditório do 4º Batalhão da PM, em Florianópolis.
Viva a Ponte
Viva a Ponte é um projeto com atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas do complexo da Hercílio Luz. Ele envolve ações integradas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Esporte, Santur, Casa Civil, Secretaria Executiva da Casa Militar, Secretaria Executiva de Comunicação, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Segurança Pública.
No site www.sc.gov.br/vivaaponte, é possível ter mais detalhes do projeto, além de acesso aos editais, que vão garantir as atrações do projeto, como desfile de carros antigos, esportes de aventura, food trucks e agenda cultural.
O portal ainda traz a linha do tempo sobre os fatos que cercam a primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, os detalhes da maior obra de recuperação da história do estado, um teste de conhecimento sobre a estrutura, além de reunir notícias sobre a Ponte Hercílio Luz, símbolo de Santa Catarina.
Inaugurada há 93 anos, é a maior ponte pênsil do Brasil e também a mais longa ponte pênsil com sistema de barras de olhal do mundo.
(Governo de Santa Catarina, 26/11/2019)