19 nov Camping do Rio Vermelho deve estar fechado no verão
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 18/11/2019)
Isso é Brasil. O terreno é do Estado. O Estado decidiu, via antiga Fatma, hoje IMA, contratar uma instituição para gerenciar o Camping do Rio Vermelho, localizado no leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Fez um edital. O Ministério Público Federal interveio e pediu, na justiça, que uma entidade quilombola administrasse o local. Mais incrível ainda: a justiça, em primeira instância, deu a sentença e fez mais do que isso – ainda condenou o IMA por Racismo Institucional.
Evidentemente que essa decisão foi reformada em segunda instância no TRF4, em Porto Alegre. Mas o impasse permanece e o Camping do Rio Vermelho, ao que tudo indica, começará a temporada de verão fechado, pela segunda vez seguida. É o que prevê o próprio Instituto de Meio Ambiente/SC. A constituição garante proteção aos povos originários, mas isso não significa destinar uma área pública para uma entidade específica. gerenciar.
Enquanto isso, a capital, que tem vocação turística, não irá disponibilizar um importante equipamento na próxima temporada, prestes a começar.
É ou não é a cara do Brasil?