Guia de sustentabilidade da Exame destaca indústrias de Santa Catarina

Guia de sustentabilidade da Exame destaca indústrias de Santa Catarina

Oito indústrias catarinenses estão listadas no Guia de Sustentabilidade da revista Exame, publicado no dia 7 de novembro. A pesquisa destaca as principais iniciativas do setor produtivo voltadas ao desenvolvimento sustentável. Integram a lista as empresas WEG, Grupo Malwee, Whirlpool, Embraco, Engie, Arcelor Mittal, Klabin e Termotécnica. Com metas claras, muitas delas têm sido guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um amplo plano para melhorar o mundo lançado pela Organização das Nações Unidas em 2015. O documento é composto de 17 tópicos, desdobrados em 169 metas para 2030. Esses objetivos servem de referência para quase 85% das 190 empresas participantes desta edição do guia.

Pelo quarto ano – e segunda edição consecutiva -, a Termotécnica está no ranking das empresas mais sustentáveis do país. A companhia substituiu a matriz energética de combustível derivado de petróleo por biomassa. Agora 100% de sua fonte energética nas cinco unidades de produção no país é renovável. A Termotécnica obteve nota acima da média e os maiores índices de avaliação foram registrados nos indicadores-chave “Governança da Sustentabilidade” e “Relação com Clientes”. “É um orgulho e também uma responsabilidade muito grande estar neste seleto grupo de empresas que, como a Termotécnica, trazem a sustentabilidade como bandeira”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

A Whirlpool, de Joinville, conseguiu zerar a geração de resíduos nas fábricas em 2015. A meta global é atingir esse patamar só em 2022. “Continuamos a perseguir outras metas de uso eficiente de recursos dentro das linhas de produção, e isso traz também competitividade ao produto”, diz Vanderlei Niehues, diretor de sustentabilidade da Whirlpool no Brasil. Num programa global, a empresa estipulou que, até 2025, pretende reduzir as emissões a um nível 30% inferior ao registrado em 2005. Um dos pilares desse processo é a ampliação do uso de energias renováveis. Nos Estados Unidos, a Whirlpool é uma das maiores produtoras de energia eólica in loco. Toda a estratégia de sustentabilidade da empresa gira em torno de cinco ODS, entre eles consumo e produção responsáveis. “A escolha inicia com a questão: onde podemos causar mais impacto?”, diz Niehues. “Precisamos escolher ODS de grande repercussão, com custos gerenciáveis em atividades que já executamos”, acrescentou.

Com informações da revista Exame e da Termotécnica.

(Fiesc, 14/11/2019)