13 nov Prefeitura de Florianópolis lança novo edital para estacionamento rotativo
O edital referente à gestão do estacionamento rotativo de Florianópolis, publicado na noite desta segunda-feira (21) pela prefeitura da Capital, prevê um sistema mais moderno e tecnológico e aproximadamente 5 mil vagas para a população.
Com a informatização, a prefeitura espera obter controle efetivo da arrecadação e da utilização do estacionamento público rotativo, a chamada Zona Azul. O novo sistema também permitirá a aquisição de dados para elaboração de planejamento, a longo prazo, da solução de mobilidade e planejamento urbano.
A operação do sistema vai contar com software de gestão e integração, mão de obra para manutenção dos serviços e orientação ao usuário final, implementação e manutenção das vagas, assim como software e talões eletrônicos para emissão de autos de infração pelos agentes de trânsito.
O usuário poderá adquirir créditos por meio de diversas plataformas de pagamento — parquímetros, pontos de vendas fixos, aplicativo para celular, website, smartcards e, de maneira secundária, por meio de orientadores. Todas as plataformas, além de receber pagamentos, serão meios integrados de aquisição, transferência e recepção de dados.
Os sensores de presença veicular, que já são realidade em outras cidades do Brasil, também serão implantados na Capital e irão auxiliar no processo de fiscalização e de identificação em tempo real do estacionamento dos veículos. O registro exato do horário de estacionamento vai proporcionar ao usuário e à fiscalização, o efetivo controle do ato de estacionar.
(Confira reportagem completa em ND, 21/10/2019)