11 nov Moradores temem aumento da poluição no rio Capivari durante a temporada
Apesar dos programas de fiscalização e conscientização ambiental realizados no bairro Ingleses, em Florianópolis, a poluição no rio Capivari continua incomodando moradores e visitantes da praia. O problema é antigo e já resultou na criação de programas ambientais, fiscalização de ligações irregulares, protestos da população e foi motivo de denúncia por parte da AMI (Associação de Moradores dos Ingleses) ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).
“Esse problema já vem se arrastando há muitos anos. A população cresce muito, de forma desordenada, e não tem sistema de tratamento de esgoto”, conta o presidente da AMI, Ciro Limas. Segundo ele, a preocupação dos moradores agora é o aumento do índice de poluição no verão: “Nessa época, a população praticamente triplica aqui em Ingleses. Agora, imagina todo o esgoto, com todos os turistas, vindo para o rio Capivari”.
A última análise de balneabilidade realizada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), na última segunda-feira (4), indica que a área está própria para banho. No entanto, o ponto em frente ao rio Capivari é o que possui o maior número de resultados impróprios na praia dos Ingleses em 2019. Ao todo, foram 14 análises negativas desde janeiro deste ano. Os resultados positivos começaram a aparecer em maio.
Morador do Estreito, Carlos Alberto Cabral, 55, estava na praia com os amigos ontem. Ele frequenta os Ingleses desde de os anos 1970 e lembra que, naquela época, o rio era limpo e as pessoas se banhavam nele. “Acampamos muito aqui, mas o rio não era assim. Agora, de repente vem um odor de podre. É cheiro de esgoto mesmo”, diz.
(Confira matéria completa em ND, 11/11/2019)