30 out Ministro dá prazo para resolução de impasses no Contorno Viário da Grande Florianópolis
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 29/10/2019)
Uma reunião nesta terça-feira (29) em Brasília definiu a criação de uma força-tarefa para agilizar os impasses envolvendo a obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, se reuniu com representantes da Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 responsável pela construção da estrada esperada há pelo menos sete anos. No encontro, Freitas estabeleceu o prazo de duas semanas para que o grupos apresente resultados concretos.
Farão parte da força-tarefa representantes da própria empresa, do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A primeira reunião será nesta quarta-feira (30), em Brasília.
Segundo o ministério, em 15 dias devem ser apresentadas soluções consensuais sobre impasses referentes à terraplenagem, produtividade, construção e automação dos quatro túneis previstos no contorno, além de outros detalhes do empreendimento. Atualmente, o prazo estimado para a conclusão da obra é dezembro de 2022.
Freitas diz que a ideia é pular etapas burocráticas e avançar no cronograma de execução dos principais trechos do contorno. Por isso, segundo ele, a resolução dos conflitos deve ser prioridade para as equipes responsáveis: “Se há um interesse de todos para fazer com que a obra ande, não há porque ficarmos esperando de ofício em ofício uma solução. A força-tarefa tem duas semanas para chegar a um consenso sobre pontos chaves da obra”.
Na reunião desta terça-feira, definiu-se a data de entrega do viaduto sobre a SC-407: dezembro de 2019. Ao mesmo tempo, devem ser iniciadas as obras do viaduto da BR-282, em Palhoça.