22 out Edital do estacionamento rotativo de Florianópolis prevê sensor de vagas
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 22/10/2019)
Publicado nesta segunda-feira, o edital da prefeitura de Florianópolis para contratação da empresa que fará a operação do estacionamento rotativo na cidade prevê mudanças importantes em relação ao que era aplicado na Zona Azul, até a metade de setembro deste ano. A principal delas é o uso da tecnologia para a relação com os motoristas e o controle das vagas em tempo real. Ao todo, serão controlados quase 5 mil espaços para veículos.
O valor total da licitação é de R$ 13.145.631,60, mas dependerá das ofertas das empresas interessadas. Vencerá quem oferecer o menor preço. Diferentemente do que ocorria com a Dom Parking, que deveria repassar os valores para a prefeitura, o que nunca foi feito, neste caso a prefeitura pagará para a empresa conforme os serviços foram prestados mensalmente.
Pelo edital, os parquímetros devem aceitar, por exemplo, cartões de débito e crédito. Além disso, devem existir pontos de venda fixos através de parceiros comerciais, assim como a possibilidade de compra de créditos pela internet e por aplicativo no celular.
O edital também pede a instalação de sensores de presença de veículo para ajudar na localização da vaga. Em tempo real o usuário sabe onde há espaço disponível. O contrato será de dois anos, com previsão de prorrogação. O valor da tarifa será definido pela prefeitura.
Uma das condicionantes previstas é a de que deve ser adequado o sistema para “permitir eventual migração de dados, usuários e créditos para estacionamento da base de dados anterior (Zona Azul) para o novo sistema”.