Como conviver com as baleias na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

Folder convivendo com as baleias

Como conviver com as baleias na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

Desde o dia 20 de setembro está liberado o Turismo embarcado de observação de baleias (TOBE) na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA).

O TOBE foi liberado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é uma “bandeira” antiga da Associação FloripAmanhã, que faz parte do Comitê Executivo do Conselho Gestor na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA). Para que o turismo seja feito de forma correta na área de conservação, a Câmara Técnica de Conservação da Baleia Franca produziu um folder com dicas de como turistas, surfistas, pilotos de jet sky, drones, aeronaves e embarcações devem proceder na região.

Clique na imagem abaixo para fazer o download do folder (PDF) Convivendo com as Baleias na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

Folder convivendo com as baleias

Saiba mais sobre a APA da Baleia Franca

A APA da Baleia Franca é uma unidade de conservação federal no Sul de Santa Catarina. Ela compreende uma uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima e abrange nove municípios, desde o sul de Florianópolis (praia da Lagoinha do Leste) até o Balneário Rincão.

A APA da Baleia Franca tem como objetivos proteger a baleia franca austral, ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, a ocupação e utilização do solo e das águas, o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves. Criada por Decreto em 14 de setembro de 2000, teve seu Conselho Gestor legalmente instituído através da Portaria nº 48, de 22 de junho de 2006. A FloripAmanhã é uma das entidades que participa do Conselho Gestor. 

Com informações do ICMBio