16 set Acesso ao Sul da Ilha e ao aeroporto será liberado sem iluminação
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 14/09/2019)
O governo do Estado e a prefeitura começaram, enfim, a discutir a iluminação do acesso ao Sul da Ilha e ao novo aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Uma reunião definiu que o município fará o levantamento dos valores para a colocação do sistema.
Depois vem a discussão sobre quem pagará. O projeto está em andamento e a prefeitura diz que vai terminá-lo até o final do mês. Ou seja: o acesso será liberado em 1º de outubro, quando entra em operação o terminal de passageiros, sem luz.
A secretaria de Infraestrutura do Estado diz que “a obra não será entregue no dia 1º de outubro e seguirá em andamento”. Nesta data, afirma, será liberado o tráfego pela necessidade e acordo de ter uma ligação com o novo terminal aeroportuário com as devidas sinalizações, conforme consta no projeto da pasta (ex-Deinfra), no qual não consta iluminação, somente a infraestrutura para a iluminação. A obra de acesso ao Sul da Ilha está prevista para ser finalizada e entregue em março de 2020: “Para esta data, sim, a previsão é que tenha a iluminação também”, afirmou a secretaria.
Uma estimativa inicial da prefeitura aponta que os custos da obra seriam de R$ 7,4 milhões. O município diz ter R$ 2,4 milhões disponíveis. A próxima etapa após a conclusão do projeto será o ajuste da conta.
O município já demonstrou interesse em assumir o trecho do acesso ao Sul da Ilha. A municipalização, porém, só ocorrerá com a entrega da obra completa, no próximo ano.