10 set Excesso de carros nas cidades de Santa Catarina é um absurdo
Da Coluna de Cacau Menezes (NSC, 10/09/2019)
O drama de muitas cidades catarinenses é o excesso de veículos que circulam em suas precárias estruturas viárias. Basta dizer que Tubarão, com 110 mil habitantes, tem 95 mil carros. Absurdo!
A dificuldade é compreender por que a grande – ou totalidade – dos prefeitos brasileiros não quer saber de equacionar o grave problema de transporte urbano e nem construir ciclovias e passeios. Na Europa e Ásia, principalmente, os veículos são usados somente para passeios longos e, mesmo assim, há trens e aviões com passagens a preços compensatórios.
Em Floripa, Tubarão, Blumenau, Chapecó e Itajaí, por exemplo, há, em média, dois carros por família e ambos são usados diariamente para levar crianças na escola, ir à esquina comprar pão, deslocar-se para o trabalho, etc, etc. O entupimento das ruas e rodovias tende a piorar bem mais, a menos que as prefeituras comecem a sentir a necessidade de humanizar as suas cidades.
E nesse aspecto, justiça seja feita, Gean Loureiro vem sendo o prefeito que mais tem se preocupado com pedestres e bikes, reduzindo os espaços dos carros, especialmente no Centro da cidade.