23 jun Cultura de povos em debate
UFSC irá sediar evento
Pela primeira vez, a Association pour la Recherche Interculturelle (Aric) vai realizar um evento mundial no Hemisfério Sul, e a instituição escolhida como sede é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
De 29 de junho a 3 de julho, a universidade receberá o 7º Congresso da Associação para a Pesquisa Intercultural. Com mais de 600 autores de 44 países dos cinco continentes, o evento deve reunir cerca de 1,4 mil participantes-ouvintes para discutir a interculturalidade e seus vínculos com a educação, sustentabilidade, mundialização, política, espistemologia, identidades e novas tecnologias. Estarão representadas 308 instituições de ensino, pesquisa e assessoria, sendo 134 brasileiras.
– Analisamos relações de gêneros diferentes, de gerações diferentes, de identidades distintas. A questão é saber reconhecer a especificidade de cada cultura, potencializando suas singularidades – disse Reinaldo Fleuri, professor do Centro de Educação da UFSC e atual presidente da Aric.
Dentro de sete eixos temáticos serão discutidos assuntos como educação inclusiva, biodiversidade, cooperação internacional, direitos humanos e saberes fronteiriços.
A Aric tem sede na Suíça e seu objetivo é dinamizar a pesquisa intercultural e promover a articulação entre teoria e prática.
Serviço
O que: 7º Congresso da Associação para a Pesquisa Intercultural
Quando: de 29 de junho a 3 de julho
Onde: na UFSC, em Florianópolis
Quanto: R$ 290. Estudantes da UFSC pagam R$ 145
(DC, 23/06/2009)