22 ago Ordem de serviço para início das obras de alargamento da praia Canasvieiras é assinada
A prefeitura de Florianópolis assinou na manhã desta quarta-feira (21) a ordem de serviço para o projeto de de engordamento da praia de Canasvieiras. A previsão é que o alargamento fique pronto até a temporada de verão.
Ainda na terça-feira (20), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI), necessária para o início dos trabalhos. Depois de concluso, será preciso uma Licença Ambiental de Operação (LAO), também emitida pelo IMA, para liberação do local.
A prefeitura afirma que a obra começa de imediato. Em Canasvieiras, é feita a análise de logística, topografia e instalação do canteiro de obras. Também começa a partir desta quarta o deslocamento de uma draga de São Paulo, que será transportada pelo mar.
A areia para transformar a orla será dragada de uma jazida submarina, a 1,4 km da praia. Atualmente a largura da faixa de areia fica entre 1 a 5 metros, e deve chegar com a obra de 30 a 35 metros.
As obras ocorrem entre Canajurê e o Rio do Brás, totalizando 2.325 metros.
A empresa responsável já foi licitada, a DTA Engenharia Ltda. O custo será de R$ 10.517.610,60 milhões. O trabalho tem prazo máximo de execução de 120 dias.
(G1SC, 21/08/2019)