19 ago Ciclorrota em Florianópolis requer educação no trânsito
O motorista da capital encontrou uma nova sinalização no trânsito, desde a última semana, nos bairros Córrego Grande, Agronômica e Jurerê, em Florianópolis. São as ciclorrotas. Atendendo à legislação de trânsito, onde não há ciclofaixa e tampouco ciclovia, é preciso sinalizar e informar ao motorista que trata-se de uma via importante e demandada por ciclistas.
No olhar do leigo, a sensação que dá é que falta espaço para todos. Para evitar acidentes, o motorista terá que esperar o ciclista enquanto não houver espaço para ultrapassagem. Receio de que isso possa não acontecer. Basta observar a impaciência e a má educação no trânsito.
Não resta dúvida de que, conceitualmente, a prefeitura trabalha no rumo certo, de uma “cidade para as pessoas”, incentivando o andar a pé, bike e transporte coletivo. O exemplo recente é o posicionamento de que a Ponte Hercílio luz tenha o transporte coletivo como prioridade. É o que as cidades com melhores indicadores fizeram e seguem perseguindo, continuamente.
(Leia matéria completa em NSC, 18/08/2019)