05 ago Florianópolis ficará mais uma temporada fora da rota dos cruzeiros
Apesar de ter feito uma escala-teste em março do ano passado, a capital catarinense ficará mais uma vez de fora das rotas dos transatlânticos que aportam no Estado. Entre os principais motivos estão a falta de infraestrutura
para receber os turistas dos navios e também a morosidade e alto custo das licenças ambientais para construção de um atracadouro.
Além disso, o teste realizado mostrou que o local, em Canasvieiras, não era apropriado por ter um tempo muito grande de percurso até chegar em terra firme. Foram cerca de 30 minutos para deixar o navio e chegar à praia.
Depois dessa tentativa, um empresário teria manifestado interesse em construir um atracadouro entre as praias de Jurerê e Canasvieiras, considerado mais adequado para a estrutura. Mas o custo das licenças ambientais que beiram os R$ 100 mil teriam freado a iniciativa.
Consultada, a prefeitura de Florianópolis disse que não tem novas informações sobre o andamento da construção do atracadouro no Norte da Ilha.
O setor de cruzeiros cresce em ritmo avançado no mundo, e a expectativa da associação internacional do setor (Clia) é que haja 30 milhões de cruzeiristas viajando pelo mundo em 2019. Até 2021, 113 novos navios circularão pelo litoral do país.
(Leia matéria completa em ND, 05/08/2019)