17 jul Lei de Florianópolis garante permanência de cães comunitários em abrigos
Com mais de 200 cães comunitários cadastrados em diferentes pontos da cidade, Florianópolis vira destaque positivo na mídia após recente polêmica na capital gaúcha, que colocou Porto Alegre em pauta, quando a prefeitura do município exigiu a remoção abrigos destinados a cachorros em situação de rua de uma calçada da cidade.
Segundo a titular da Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal), Fabrícia Rosa Costa, a instalação de casinhas nas calçadas é comum no município e a prefeitura inclusive fixa uma placa na estrutura, indicando como destinada aos cães comunitários. Pelo menos duas pessoas devem se responsabilizar oficialmente pelo animal, mas ele pode ser cuidado por toda a comunidade em que circula.
“Quando a comunidade decide acolher o animal, entra em contato para solicitar a instalação. Apenas orientamos que a casinha deve ficar em frente à propriedade de alguém que autorize e que não deve prejudicar a passagem das pessoas. Até agora, não tivemos nenhum problema, inclusive há casos de empresas como postos de gasolina, lojas e padarias que cedem o espaço para colocar as casinhas”, falou Fabrícia Costa.
(Confira matéria completa em ND, 16/07/2019)