26 jun Órgãos discutem alternativas de trânsito para melhorar o acesso à ilha de SC
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) se reunirá nesta quinta-feira (27) com a Prefeitura de Florianópolis, o Governo do Estado, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PMRv (Polícia Militar Rodoviária) para discutir alternativas para os problemas de acesso à ilha de Santa Catarina. Confira a reportagem.
Apesar da melhoria no trânsito da Via Expressa com a liberação da terceira faixa, as outras vias de acesso, como as vias de Coqueiros e a Avenida Governador Ivo Silveira, foram prejudicadas. As obras da terceira faixa bloquearam alguns acessos, e fizeram alterações em outros pontos. Os motoristas que passam por essas vias enfrentam congestionamento principalmente no começo das manhãs.
“O acesso de quem vem da Ivo Silveira e do Estreito tem uma restrição de ingresso que pode ser melhorada e as próprias empresas de ônibus, que usam majoritariamente a Ivo Silveira, estão se organizando para passar as linhas para a Via Expressa, em função da melhoria que teve” afirma Névio Carvalho, chefe do Serviço de Construção do Dnit.
Outra proposta do departamento é ampliar para cinco pistas no acesso à Ilha pela ponte Pedro Ivo Campos, estreitando as pistas e fazendo uma nova pintura que possibilitará uma nova faixa para o trânsito de veículos. “Quem sabe existe espaço suficiente na ponte Pedro Ivo para a criação de uma faixa adicional”, acrescentou Carvalho.
A Prefeitura já sinalizou que uma das alternativas será destinar faixas exclusivas de ônibus para acessar o Centro da Capital, ideia defendida também pelo Dnit. Mas, para que a faixa exclusiva de ônibus nos horários de pico saia do papel, precisa melhorar o acesso à ponte Pedro Ivo.
(Balanço Geral Florianópolis, 25/06/2019)