11 jun Festa do Divino movimenta fiéis marcando décadas de devoção e comemoração
A festa, marcada por uma reconciliação entre pai e filho, é sucesso até os dias atuais em Florianópolis. Veja a reportagem.
A tradição teve início em Portugal, no ano de 1296, quando a rainha Isabel em meio à uma crise familiar pediu ajuda aos céus para resolver uma disputa envolvendo pai e filho. Então, a rainha fez um pedido ao Divino Espírito Santo, e a reconciliação que seria comemorada em uma festa popular onde todos dividiriam o que tinham uns com os outros, e seriam reconhecidos como iguais.
A festa chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes açorianos, e persiste até os dias atuais. Uma comemoração popular que tem direito a boi de mamão e uma farta culinária típica da região.
O dinheiro arrecadado na Festa do Divino Espírito Santo é utilizado para o desenvolvimento de programas de atendimento, a cerca de 800 crianças e adolescentes atendidos pela Irmandade do Espírito Santo em Florianópolis.
A comemoração é realizada todos os anos no pátio da Irmandade, a entidade organiza o evento em Florianópolis desde de 1776.