Projeto de emissário submarino volta a provocar polêmica em Florianópolis

Projeto de emissário submarino volta a provocar polêmica em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 05/05/2019)

Proposta controversa entre os moradores do Sul da Ilha, a construção de um emissário submarino no Campeche será discutida em audiência pública convocada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) para o próximo dia 20.

A reunião servirá para apresentação do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Apreensiva com o projeto, rejeitado há alguns anos depois de forte pressão popular, a comunidade tenta retomar a mobilização. Amanhã será realizada uma reunião de emergência do conselho municipal de saneamento com o objetivo de discutir o assunto.

“É uma imprudência discutir novamente a proposta do emissário aqui no Campeche”, disse o presidente da Amocam (Associação de Moradores do Campeche), Alencar Deck Vigano. Ele lembra que há alguns anos a região já refutou essa ideia e questiona o prazo para discussão. “Se a população decidiu por reuso, por exemplo, por quê estamos discutindo emissário?”, provocou o líder comunitário.

O sistema visa ampliar a rede de esgotamento sanitário da região por meio da implantação de uma tubulação subterrânea com cerca de 5 mil metros. “É neste momento que os moradores e demais setores envolvidos podem dialogar e sanar as dúvidas sobre os projetos. Também é uma fase essencial para o licenciamento, pois é por meio deste encontro que o órgão ambiental conhece a realidade local e as percepções sobre a instalação do empreendimento”, destaca o presidente do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC), Valdez Rodrigues Venâncio.