Como colocar o turismo em novo ciclo de crescimento

Como colocar o turismo em novo ciclo de crescimento

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 15/04/2019)

Uma das surpresas negativas do primeiro trimestre deste ano na economia catarinense foi a queda da receitas do setor turístico. Todas as pesquisas mostram isso. Saídas para colocar o setor em novo ciclo de crescimento foi o ponto alto do painel de lançamento do livro Brasil Potência Mundial do Turismo, do ex-ministro do Turismo Vinicius Lummertz, atualmente secretário de Turismo de São Paulo, nesta segunda-feira (15) à noite, no auditório da Fecomércio-SC, em Florianópolis.

Também participam dos debates o presidente da federação Bruno Breithaupt, o secretário de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, o empresário de tecnologia Luiz Ferla e o deputado estadual Bruno Souza.

Lummertz disse que não conhece o plano de turismo do atual governo de SC, mas uma forma de fortalecer o turismo seria retomar o plano feito para o Estado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi no governo de Luiz Henrique da Silveira. O especialista recomendou a SC segmentar o turismo. Praia com marina é um foco, praia de surf deve ter outra comunicação.

– Em Miami, com três folhas você licencia uma marina porque há uma área pré-definida. Aqui em SC não temos área definida- disse ele, alertando sobre a falta de regras.

De Masi recomendou também a segmentação para atrair turistas de alta renda do mundo todo. Sugeriu inclusive segmentação do turismo cultural.

Para o ex-ministro, se essa segmentação tivesse sido implantada, o setor não teria tido a crise deste ano.

Além de Lummertz, o livro tem artigos de dois empresários de Santa Catarina, Luiz Ferla, do Dot Digital Group, e Fernando Marcondes de Mattos, do Costão do Santinho Resort.