UNESCO avalia como muito bom trabalho do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia

Gastronomia de Florianópolis

UNESCO avalia como muito bom trabalho do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia

Muito bom. Esta foi a avaliação que a UNESCO, órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, fez do trabalho realizado por Florianópolis como Cidade Criativa da Gastronomia, chancela recebida pela Capital catarinense em 2014.

A avaliação, enviada pela entidade em março de 2019, foi feita com base em relatório produzido pelo Grupo Gestor, coordenado pela FloripAmanhã. “Ficamos muito felizes por levar o nome de Florianópolis tão longe, em nível mundial e ter um retorno tão bom por termos cumprido o nosso compromisso com a UNESCO”, comemora Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã.

Florianópolis foi elogiada pelo trabalho desenvolvido através do Observatório da Gastronomia e foi indicado que compartilhe a metodologia com as outras cidades gastronômicas da rede a fim de tentar replicar esse esforço em nível global. O relatório da UNESCO considerou como grande força do que é desenvolvido em Florianópolis a organização de eventos e o networking de nível local e regional e também internacional com as outras cidades. Também destacou a conexão entre os setores privado, público, civil e educacional para criar comunidade e gerar conscientização sobre a Rede de Cidades Criativas e Metas de Desenvolvimento Sustentável.

Para Anita Pires, o fato de uma entidade internacional como a UNESCO elogiar é bom para todos e dá muito fôlego para dar continuidade ao trabalho. “A nota foi muito boa e isto fortalece a FloripAmanhã, os parceiros, o município e a própria prefeitura”, diz. “Também mostra que a gastronomia é fundamental como componente de uma cidade criativa ao lado da tecnologia e do turismo”.

Trabalhos desenvolvidos e apresentados à UNESCO

– Audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, onde o Programa Florianópolis: Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia foi pauta;
– Concurso Cultural Gastronômico Creative City;
– criação da Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia;
– Projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina;
– lançamento do Observatório da Gastronomia;
– Workshop Internacional de Segurança Alimentar;
– Programa ABRASEL Qualifica;
– Projeto Saberes, Fazeres e Sabores da Gastronomia na Comunidade Tradicional da Costa da Lagoa;
– 30º Encontro Nacional da ABRASEL;
– Projeto de Gastronomia na Costa do Sol Poente;
– Projeto Turismo de Base Comunitária na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis;
– Projeto Food Experience;
– Projeto Mapeamento da Cadeia de Suprimentos Gastronômica de Florianópolis;
– API Florianópolis (Arranjo Promotor de Inovação);
– SIM Florianópolis (Sistema de Inspeção Municipal);
– Projeto Caminho Cervejeiro Grande Floripa;
– Dia Internacional da Gastronomia Sustentável, com eventos desenvolvidos por parceiros;
– Núcleo de Inovação Cultural;
– Programa de Qualificação para Imigrantes e Refugiados.

Observatório da Gastronomia

Foi lançado em agosto de 2018 com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os parceiros e integrantes do Grupo Gestor. O Observatório é um importante instrumento idealizado pelo Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. O objetivo é mapear e compartilhar informações relacionadas à cadeia produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado, sociedade civil, universidades e organizações multilaterais para estimular negócios no setor e ampliar o conhecimento da realidade deste importante setor econômico.

Sobre o Grupo Gestor

O Grupo Gestor que desenvolve o projeto Cidade Criativa da Gastronomia, sob a coordenação da FloripAmanhã, conta com a participação de várias entidades. A integração dos diversos setores da sociedade gera um espaço de cocriação e coparticipação em todas as atividades produzidas pelo Grupo Gestor, o que traz resultados mais consistentes para o que a cidade se propõe na gastronomia, cultura, design, criatividade e turismo. A cooperação entre a rede local possibilitou, entre outras coisas, a criação do Observatório da Gastronomia, importante ferramenta para o desenvolvimento das estratégias e plano de desenvolvimento local e regional.

O intercâmbio com as outras cidades que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO contribui para o estímulo ao desenvolvimento baseado nos valores e cultura local. O aprendizado com as boas práticas compartilhadas eleva o nível de qualidade e profissionalismo de como são tratados os planos de ação de Florianópolis.

De acordo com Anita Pires uma cidade criativa é aquela que “desenvolve a economia criativa, que é a que mais cresce no mundo e mais gera empregos e riquezas para uma região, garantindo ao mesmo tempo a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das pessoas. É uma economia que explora o conhecimento, a inteligência das instituições e das pessoas para construir uma cidade com bem estar social.”, explicou lembrando que este sempre foi um dos motes de trabalho da FloripAmanhã.

Participam do Grupo Gestor:

Prefeitura Municipal de Florianópolis
ABRASEL/SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina)
CDL/Florianópolis (Câmara de Dirigentes Lojistas)
CEART/UDESC
Faculdade Estácio de Sá
Fecomércio/SC
Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau
IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina)
SANTUR
SEBRAE/SC
SENAI
SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis)
UFSC
UNISUL

Baixe o relatório completo: Unesco_Relatorio_Florianopolis.