Ministro oficializa nesta semana concessão dos parques dos Aparados da Serra e da Serra Geral

Ministro oficializa nesta semana concessão dos parques dos Aparados da Serra e da Serra Geral

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 06/04/2019)

A concessão para a iniciativa privada dos parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral será oficializada nesta semana pelo governo federal. As reservas ambientais ficam na divisão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e são muito conhecidas pelas belezas dos cânions que cortam a paisagem. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, estará quinta e sexta-feira no lado gaúcho dos parques para a confirmação do início do processo formal.
A expectativa do governo é que em seis meses esteja concluída a burocracia para o lançamento do edital de chamamento público de interesse.

Formato
Em entrevista à rádio Gaúcha, na semana passada, Salles explicou que o ministério vai permitir aos interessados estabelecer os serviços, infraestrutura e equipamentos que pode instalar na área. Os dois parques têm espaço de aproximadamente 30,4 mil hectares. A visitação é aberta durante o ano inteiro, com acesso tanto por SC como pelo RS. No lado catarinense a área fica em Praia Grande, município do extremo Sul do Estado. A sede dos parques ficam em Cambará do Sul, cidade gaúcha.

Aliás
A atual administração dos dois parques é do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), que também faz a gerência de outras três áreas ambientais do governo federal em Santa Catarina, os parques nacionais da Serra do Itajaí, no Vale do Itajaí, das Araucárias, no Meio-Oeste, e de São Joaquim, na Serra. Todas com potencial turístico forte e carente de investimentos em infraestrutura.