03 jun A mídia no WTTC
Artigo escrito por Róger Bitencourt – Jornalista (DC, 03/06/2009)
A realização da 9ª Conferência Global do WTTC em Florianópolis com certeza vai trazer muitos benefícios para o Estado. Reflexos positivos vão aparecer nos próximos anos seja em mais investimentos nos setores de turismo e infraestrutura, seja no crescimento do fluxo de visitantes do exterior. Mas há os benefícios imediatos. A exposição de Santa Catarina na mídia internacional foi gigantesca. O WTTC investiu US$ 5,6 milhões em propaganda do evento e da cidade em veículos de comunicação respeitados no mundo todo. A revista americana Newsweek e a rede britânica BBC divulgaram o Estado internacionalmente. Isso sem contar as matérias jornalísticas publicadas antes, durante e depois do evento.
No total, 140 jornalistas participaram da cobertura do Summit do WTTC, sendo 60 deles internacionais. Profissionais de imprensa da Ásia, África, Oriente Médio, Europa e América visitaram a Capital. O consagrado jornalista norte-americano Peter Greenberg transmitiu ao vivo de Florianópolis seu “Today Show” para os Estados Unidos pela NBC. A agência espanhola EFE e a France Press enviaram jornalistas. A inglesa BBC mandou para a Capital ninguém menos que Rajan Datar, apresentador do “World News”. Newsweek, USA Today, The Daily Telegraph, a TV da China e o maior jornal da Índia, o Economic Times, acompanharam todo evento.
A participação da mídia nacional foi igualmente importante. Os principais veículos de comunicação do Brasil e a mídia de Santa Catarina realizaram a cobertura do evento em Florianópolis. Para atender melhor todo esse esquadrão de profissionais e facilitar o acesso às informações, um outro pelotão de jornalistas catarinenses foi destacado. Interação que permitiu uma divulgação ainda maior. Não há como o Estado não ganhar projeção. Agora é preciso saber se preparar para desfrutar de toda essa visibilidade.