18 fev Medidas para reforçar o combate à farra do boi são discutidas em reunião
Uma série de medidas para reforçar o combate à farra do boi em Santa Catarina foram discutidas em reunião com representantes da Polícia Militar, do Ministério Público de Santa Catarina e demais autoridades do Estado. Entre os assuntos debatidos, na quarta-feira (13/2), no comando da PM, estão as formas de transporte dos animais, vivo ou abatido, a contratação de laçadores, bem como caminhões para o transporte, a destinação do animal depois de recolhido e a busca por ações preventivas.
Outra questão levantada durante o encontro foi a destinação das carcaças, que são encaminhadas à graxaria industrial, e a intensificação de barreiras e fiscalizações nos pontos vulneráveis. As ações e estratégias serão operacionalizadas após o Carnaval.
A reunião foi conduzida pelo o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Claúdio Roberto Koglin, e contou com a presença da Coordenadoria do Centro de Apoio ao Meio Ambiente do Ministério Público, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e representantes do Ministério Público de municípios onde a prática é mais recorrente.
“Encontros como esse ocorrem todos os anos. O Ministério Público se colocou à disposição para conversar com os municípios. Os Promotores de Justiça se comprometeram a entrar em contato para facilitar ao máximo as informações e para que os municípios realizem campanhas de prevenção e se mobilizem contra a farra do boi”, explicou a Promotora de Justiça Lenice Born da Silva, titular da 1ª PJ de Porto Belo.
(MPSC, 15/02/2019)