15 fev Câmara aprova lei que proíbe canudos plásticos em Balneário Camboriú
Da Coluna de Dagmara Spautz (NSC, 13/02/2019)
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou um projeto de lei que proíbe o uso e distribuição de canudos plásticos nos bares e restaurantes. A proposta é do vereador Ademar Bola Pereira (PSDB), e teve 11 votos favoráveis.
Votaram contra os vereadores David La Barrica (PSB), Leonardo Piruka (PP) e Lucas Gotardo (PSB). Houve ainda uma abstenção, do vereador Marcelo Achutti (PP), e três ausências.
Além dos canudos, o projeto prevê que guardanapos e os palitos de dente fornecidos pelos estabelecimentos estejam embalados em material biodegradável ou reciclável.
A punição para quem descumprir a lei é advertência e multa, em caso de reincidência. A proposta segue, agora, para sanção do prefeito Fabrício Oliveira (PSB).
Tem mais
Vilão da vez, o canudo tem sido banido de empreendimentos e de cidades inteiras com razão. Mas vale lembrar que não é o único objeto a parar no mar e a ter consequências graves para a vida marinha. Na verdade, representa só 4% do plástico que chega aos oceanos. É preciso ir além.